Há novidades para todas as versões; motores Firefly e T200 não mudam

Citroën Basalt Dark Edition Turbo 200 (Citroën/divulgação)
Texto: Marcos Camargo Jr.
A Citroën continua sua trajetória de crescimento no mercado brasileiro após o período de transição que antecedeu a integração ao grupo Stellantis. Hoje só com modelos feitos no país, a Citroën vem crescendo gradativamente. No primeiro semestre de 2025, a marca registrou alta de 37% nas vendas, impulsionada principalmente pelo sucesso do Basalt, hoje o modelo mais vendido da linha.
Agora, a marca revela a linha 2026, que traz atualizações para os modelos C3, Aircross — que perde oficialmente o nome “C3” — e Basalt, com foco em acabamentos, novas versões e melhorias de equipamentos.
Apesar das mudanças a motorização dos três modelos segue sem mudanças. Modelos de entrada da linha C3 e Basalt mantém o 1.0 Firefly de 75cv e a linha C3 You!, Basalt e Aircross seguem com o T200 de 130cv.
C3 e Aircross XTR: visual aventureiro

Citroën Aicross XTR 7 Turbo 200 (Citroën/Divulgação)
A versão XTR chega para os dois modelos com um pacote que reforça o apelo de uso urbano com estilo off-road leve. No exterior, há emblemas exclusivos “XTR” no capô e nas laterais, além de acabamento escurecido na dianteira. O C3 recebe rodas de liga leve de 15 polegadas, enquanto o Aircross adota rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto.
Na traseira, o Aircross agora traz o nome centralizado na tampa e detalhes renovados nos para-choques, além de grade frontal escurecida. O C3 mantém a identidade visual já conhecida, mas com toques mais refinados.

Citroën Aicross XTR 7 Turbo 200 – Pedro Bicudo
Entre as novidades do C3 hatch está o painel digital colorido, antes disponível apenas no Basalt e no Aircross, além de portas USB-C para carregamento rápido.
O interior da série XTR se diferencia pelos revestimentos: tecido exclusivo no painel, pomo do câmbio e volante com costuras verdes, além de bancos em couro com a inscrição “XTR” em cinza e verde.

Citroën C3 XTR – Pedro Bicudo
Sob o capô, o C3 XTR mantém o motor 1.0 Firefly de até 75 cv com câmbio manual. Já o Aircross XTR traz o motor 1.0 turbo T200, que entrega até 130 cv e 20 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático do tipo CVT.
Basalt Dark Edition: proposta urbana

Citroën Basalt Dark Edition Turbo 200 – Pedro Bicudo
O SUV cupê Basalt estreia a versão Dark Edition, com design mais esportivo e acabamento exclusivo. Na parte externa, o modelo traz logotipos escurecidos, grade frontal em preto com detalhe vermelho vertical no para-choque, rodas de liga leve com acabamento brilhante e defletor traseiro com o mesmo detalhe vermelho aplicado nas portas traseiras.
Por dentro, o painel combina revestimento em tecido e couro preto com costuras vermelhas, que também aparecem no volante e no pomo do câmbio. A central multimídia de 10 polegadas ganhou nova moldura, enquanto os bancos em couro receberam uma faixa vermelha discreta na parte superior e uma inscrição alusiva à versão nas laterais. A cabine ainda se destaca por pedaleiras em inox e soleiras específicas da série.

Citroën Basalt Dark Edition Turbo 200 – Pedro Bicudo
Entre os equipamentos, o Basalt Dark Edition passa a oferecer portas USB-C e ar-condicionado digital, além do painel digital colorido de 7 polegadas, já conhecido da versão.
A versão será oferecida nas cores preto e cinza escuro, incluindo o tom exclusivo Sting Gray, disponível por tempo limitado. O motor é sempre o 1.0 turbo T200, de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, com câmbio automático CVT.

Citroën Basalt Dark Edition Turbo 200 (Citroën/divulgação)
Linha 2026 dos Citroën com novidades pontuais
A linha Citroën 2026 contempla 11 versões entre C3, Aircross e Basalt. Todos os modelos receberam melhorias internas para atender críticas de clientes, como novos acabamentos no painel com áreas em soft touch, bancos com novos revestimentos, apoio de braço, bordas ultrafinas para a central multimídia e botões de acionamento dos vidros traseiros integrados à porta do motorista. Duas entradas USB-C também passam a ser de série em toda a gama.

Citroën C3 YOU! Turbo 200 (Citroën/divulgação)
Entre os destaques individuais, o C3 ganha ar-condicionado digital e painel digital colorido de 7 polegadas na versão You!, equipada com o motor T200 turbo. O Aircross passa a contar com novos emblemas centralizados na tampa traseira e oferece a nova cor Cosmo Blue. Já o Basalt amplia os itens de série, com sensor de estacionamento para as versões Feel (manuais e automáticas) e ar-condicionado digital de série na versão Feel.

Citroën C3 XTR (Citroën/Divulgação)
The post Citroën apresenta linha 2026 de C3, Aircross e Basalt com novidades e versões especiais appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...