Notícia Citroën Basalt Dark Edition 2026: o que esperar da nova versão do SUV coupé?

Depois de anunciar o renascimento da versão XTR para C3 Hatch e Aircross, com pegada aventureira, é a vez do Basalt ter suas novidades divulgadas. Segundo a Citroën, o SUV coupé de entrada deve ganhar uma nova versão em breve, a Dark Edition. Como o próprio nome diz, ela apostará nos detalhes escurecidos, acabamentos em preto brilhante e estilo mais discreto no modelo.

+Avaliação: Citroën Basalt 1.0 manual em viagem de 1.100 km; deu conta do recado?

+Como o Fiat Fastback desembarca na linha 2026 para enfrentar o VW Nivus?


citroen-basalt-dark-edition.jpg

Citroën Basalt Dark Edition – Foto: Citroën/divulgação

Basalt Dark Edition não é inédito


A versão, porém, não é inédita: ela surgiu como conceito no lançamento do próprio Basalt no Brasil, em outubro de 2024, com o nome de “Dark Concept Vision”. Ao que tudo indica, bastante coisa do carro-conceito deve ser trazida ao modelo final de produção, incluindo os emblemas nas portas dianteiras. Além disso, na Índia também existe o Basalt Dark Edition, que por lá bebe da mesma fonte de visual escurecido, junto de C3 Hatch e Aircross.

citroen9-19082025-85356-1280-960.jpg

Citroën Basalt Dark Edition vendido na Índia – Foto: Citroën/divulgação

No carro apresentado em outubro de 2024, era destaque o aerofólio no topo do vidro traseiro, com detalhes em laranja, bem como as rodas aro 16 com visual escurecido (o desenho lembra o das versões mais caras do Aircross), além da pintura em preto metálico. Apesar de não ter sido revelado, o interior devia apostar em acabamentos escurecidos e tons mais sérios, o que deve ser seguido no carro de produção em série.

citroen-basalt-front.jpg

Citroën Basalt Dark Edition vendido na Índia – Foto: Citroën/divulgação

A julgar pelo emblema “Turbo 200” na tampa traseira, ausência de faróis de neblina e frisos laranjas nos parachoques, o carro-conceito da edição Dark era baseado na versão Feel T200, a mais barata com motor 1.0 turboflex. Esse deve ser o powertrain escolhido para o carro de produção em série: rende 125/130 cv de potência com 20,4 mkgf de torque (gas/eta), e conta com uma transmissão automática CVT de sete marchas simuladas.

20250410123009-4-1.jpg

Citroën Basalt Dark Edition vendido na Índia – Foto: Citroën/divulgação

Porém, há chances de o carro oficial, que chegará em breve ao mercado, ter configuração exclusiva, deixando de lado o parentesco com outra versão já existente, como era o caso do conceito. A Citroën diz que a nova opção foi “desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro”, sem citar referências sobre o conceito, nem tampouco sobre a série homônima vendida na Índia.

citroen6-19082025-85357-1280-960.jpg

Citroën Basalt Dark Edition vendido na Índia – Foto: Citroën/divulgação

O post Citroën Basalt Dark Edition 2026: o que esperar da nova versão do SUV coupé? apareceu primeiro em Motor Show.

Continue lendo...
 
Top