Notícia Combustível adulterado pode estragar a viagem de Carnaval, alerta Instituto

Fraudes ainda atingem até 20% dos postos fiscalizados e podem causar falhas, aumento de consumo e até pane total do veículo


gasolina3.jpg


Estradas cheias, postos movimentados e pressa para chegar ao destino. Esse é o cenário típico do Carnaval e, também, um período de maior risco para quem abastece em locais desconhecidos. O Instituto Combustível Legal – ICL alerta que combustíveis fora de especificação ainda são uma realidade no país e podem causar desde perda de desempenho até a parada completa do carro.

Fraudes ainda preocupam


De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre 15% e 20% dos postos fiscalizados recentemente apresentaram algum tipo de irregularidade relacionada à qualidade e/ou à quantidade dos combustíveis.

gasolina.jpg


Entre os problemas mais comuns estão gasolina adulterada, etanol com excesso de água e diesel contaminado. Também há registros de fraudes na quantidade abastecida, com bombas que entregam menos combustível do que o indicado. Em algumas situações, as irregularidades podem representar até 10% de diferença no volume, ou seja, o motorista paga por 50 litros e recebe apenas 45.

Risco maior em viagens


“O Carnaval é um período crítico porque o motorista muitas vezes abastece em postos que não frequenta no dia a dia, em rodovias ou cidades turísticas, e nem sempre tem referências sobre a procedência do combustível e a idoneidade do posto”, afirma Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal. “Combustível adulterado pode provocar falhas no motor, perda de potência, aumento de consumo e até a parada total do veículo, transformando um momento de lazer em um grande problema.”

gasolina4.jpg


Além dos prejuízos mecânicos, o consumidor também pode enfrentar dificuldades para encontrar assistência em cidades turísticas lotadas. Para se proteger, o ICL recomenda medidas simples para reduzir os riscos, como abastecer em postos conhecidos ou de marcas consolidadas, desconfiar de preços muito abaixo da média, conferir se a bomba foi zerada antes do abastecimento, acompanhar todo o processo e guardar o comprovante.

ÁGUA NO ETANOL: QUAL É O PERCENTUAL ACEITÁVEL? | O Mecânico Responde. VEJA O VÍDEO!




“O planejamento e conhecimento do seu veículo são essenciais. Revisão do veículo, abastecer com antecedência, observar o histórico do posto e desconfiar de vantagens excessivas são atitudes que protegem o bolso e o veículo”, reforça Kapaz. “O consumidor atento é um aliado importante no combate às fraudes.”

gasolina2.jpg


Caso o carro apresente sintomas como dificuldade na partida, engasgos ou aumento repentino de consumo logo após abastecer, a orientação é procurar assistência e registrar denúncia junto à ANP ou aos órgãos de defesa do consumidor.

The post Combustível adulterado pode estragar a viagem de Carnaval, alerta Instituto appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top