A Beijing Auto Works (BAW) consolida sua estratégia de transformar o clássico 212 — um ícone militar chinês com 60 anos de história — em uma submarca independente, voltada ao segmento off-road. Às vésperas do Salão do Automóvel de Guangzhou 2025, a montadora revelou a expansão da linha T01 do modelo com três variantes inéditas: uma versão conversível, uma picape e uma edição limitada de luxo — todas mantendo a estética robusta que remete a modelos como os Jeep Wrangler e Gladiator e o Land Rover Defender clássico.
VEJA TAMBÉM:
A arquitetura da família 212 prioriza a capacidade fora de estrada, utilizando construção de carroceria sobre chassi de longarinas. Nos SUVs da linha T01, o conjunto mecânico é protagonizado por um motor 2.0 turbo a gasolina de 252 cv e 41,8 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades e sistema de tração 4×4 com reduzida. A engenharia destaca ângulos de ataque de 40º e saída de 36º, além de uma capacidade de imersão de 850 mm — números competitivos para o segmento jipeiro.
Renderizações do 212 T01 produzidas pela CarNewsChina a partir da silhueta divulgada pela fabricante
Renderizações do 212 T01 produzidas pela CarNewsChina a partir da silhueta divulgada pela fabricante
Renderizações do 212 T01 produzidas pela CarNewsChina a partir da silhueta divulgada pela fabricante
O destaque da nova leva, porém, é a picape batizada de Explorer 01. O modelo estende o chassi para 5,32 metros de comprimento e adota uma motorização distinta: um propulsor 2.3 turbodiesel de cerca de 190 cv. Focada no trabalho e no lazer, a picape oferece consumo médio de 10,9 km/l e traz itens funcionais como santantônio, ganchos de reboque e pneus AT de série.
Imagens publicadas pela BAW nas redes sociais da China.
Imagens publicadas pela BAW nas redes sociais da China.
Imagens publicadas pela BAW nas redes sociais da China.
Complementando a gama, a BAW apresentou a edição limitada “Vignette”, com apelo mais urbano e visual retrô acentuado, e a versão Soft Top, que permite a remoção da capota para uma experiência de condução ao ar livre. As especificações finais e preços serão detalhados durante o evento em Guangzhou, mas a movimentação deixa claro que a BAW busca ocupar o vácuo de jipes “raiz” com tecnologia moderna.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Volvo EX30 Cross Country desembarca no Brasil com tração integral e apelo off-road
- Desconto da Petrobras é repassado e gasolina fica mais barata nos postos
- Até 25% das vendas de carros elétricos na Alemanha pode ser ‘fake’, diz levantamento
Mecânica robusta e a nova Picape Explorer
A arquitetura da família 212 prioriza a capacidade fora de estrada, utilizando construção de carroceria sobre chassi de longarinas. Nos SUVs da linha T01, o conjunto mecânico é protagonizado por um motor 2.0 turbo a gasolina de 252 cv e 41,8 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades e sistema de tração 4×4 com reduzida. A engenharia destaca ângulos de ataque de 40º e saída de 36º, além de uma capacidade de imersão de 850 mm — números competitivos para o segmento jipeiro.
Renderizações do 212 T01 produzidas pela CarNewsChina a partir da silhueta divulgada pela fabricante
Renderizações do 212 T01 produzidas pela CarNewsChina a partir da silhueta divulgada pela fabricante
Renderizações do 212 T01 produzidas pela CarNewsChina a partir da silhueta divulgada pela fabricante
O destaque da nova leva, porém, é a picape batizada de Explorer 01. O modelo estende o chassi para 5,32 metros de comprimento e adota uma motorização distinta: um propulsor 2.3 turbodiesel de cerca de 190 cv. Focada no trabalho e no lazer, a picape oferece consumo médio de 10,9 km/l e traz itens funcionais como santantônio, ganchos de reboque e pneus AT de série.
Imagens publicadas pela BAW nas redes sociais da China.
Imagens publicadas pela BAW nas redes sociais da China.
Imagens publicadas pela BAW nas redes sociais da China.
Complementando a gama, a BAW apresentou a edição limitada “Vignette”, com apelo mais urbano e visual retrô acentuado, e a versão Soft Top, que permite a remoção da capota para uma experiência de condução ao ar livre. As especificações finais e preços serão detalhados durante o evento em Guangzhou, mas a movimentação deixa claro que a BAW busca ocupar o vácuo de jipes “raiz” com tecnologia moderna.
Continue lendo...