Embora haja crescimento nas queixas, análise também mostrou queda nos acidentes causados por baixa visibilidade
Um estudo realizado nos Estados Unidos pelo Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (IIHS) revelou que as reclamações de que os faróis modernos estariam ofuscando motoristas no sentido contrário têm aumentado nos últimos anos. Entretanto, a análise também mostrou que houve uma queda nos acidentes noturnos causados por uma visibilidade insuficiente.
Entre 2015 e 2023, o ofuscamento foi mencionado como fator causador em apenas um ou dois acidentes a cada mil ocorrências noturnas em 11 estados norte-americanos analisados. No mesmo período, a intensidade luminosa dos faróis aumentou, reduzindo muito as colisões causadas por baixa visibilidade e sem alterar a taxa de acidentes causados por brilho excessivo.
Segundo a instituição, também houve uma melhoria nas tecnologias anti-ofuscamento dos veículos novos. Em 2017, 21% dos sistemas avaliados ultrapassavam os limites tolerados, enquanto em 2025 esse percentual caiu para 3%. Outra tecnologia que diminui o ofuscamento são os faróis com ajuste adaptativo do feixe luminoso, que pode escurecer uma área que tenha um outro veículo a frente, mantendo a iluminação ao redor.
Por fim, o IIHS ainda destaca que embora tenha havido crescimento nas reclamações de ofuscamento, a condução a noite ficou mais segura com as tecnologias de faróis modernos.
The post Faróis modernos ofuscam motoristas e reclamações aumentam appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...