Notícia Fato ou fake? Nova gasolina faz água sair do escapamento?

Desde o dia 1º de janeiro que a nova gasolina com 30% de etanol está sendo distribuída nos postos do Brasil. Como de costume, tudo que é novidade chega junto de várias teorias conspiratórias na internet com o intuito de gerar cliques, com o combustível veio a história de que sai água do escapamento quando abastecido com ele.

Existe sim a mistura de 4 a 5% de água no etanol vendido nos postos, que é chamado inclusive de hidratado. Mas isso não é válido para aquele que vai misturado na gasolina.

VEJA TAMBÉM:


A gasolina recebe o etanol anidro, ou seja, sem adição de água, que serve como agente antidetonante. Essa mistura é feita na refinaria, antes dele ser distribuído para os postos.

Pode sair água do escapamento do carro se ele estiver abastecido com etanol hidratado, principalmente enquanto o motor estiver frio. Os motores flex ou a álcool possuem tratamento anti corrosão em peças internas para evitar a oxidação causada por essa água, então não há motivos para se preocupar.

É importante lembrar que o aumento na adição de etanol na gasolina foi de apenas 2,5%. O principal efeito colateral dessa mistura é apenas o aumento no consumo.

O que causa água no escapamento

MOTOR A COMBUSTÃO GASOLINA E CARRO ELÉTRICO pum

Se a água for acompanha por fumaça branca após o aquecimento do motor, é sinal de problemas (Foto: Shutterstock)

Durante época mais frias, é comum sair um pouco de água do escapamento do carro abastecido com gasolina durante a partida a frio. O causador é a condensação mesmo, sem relações com o que ocorre no motor. Se isso ocorrer e tudo estiver funcionando normalmente, não é motivo para se preocupar.

O problema é quando há a emissão de água com frequência ou com clima seco. Sela ela for combinada com fumaça branca após o motor aquecer, é sinal de que a junta do cabeçote queimou.

Isso faz que o líquido de arrefecimento entre no motor e seja queimado. Mas o verdadeiro problema é que isso leva a um superaquecimento do motor.

A solução é trocar a junta do cabeçote e revisar o sistema de arrefecimento. Isso vale também para motores diesel.

Continue lendo...
 
Top