Notícia Fiat Coupé completa 30 anos

Desenvolvido sobre a plataforma do Fiat Tipo, o Coupé se destacava por sua personalidade única




Lançado na Europa em 1993 e no Brasil em 1995, o Fiat Coupé rapidamente conquistou os apaixonados por carros esportivos, combinando estilo ousado, engenharia refinada e desempenho empolgante.

Em uma época marcada por liberdade criativa no design, o Coupé se destacou pelas formas arrojadas. O capô avançava sobre os para-lamas, as maçanetas ficavam embutidas nas colunas, as lanternas traseiras eram duplas e circulares, e os faróis, protegidos por lentes em formato de bolha, substituíam com elegância os tradicionais faróis escamoteáveis. Um vinco em “Z” nas laterais conectava os elementos dianteiros e traseiros, criando uma sensação de movimento, mesmo com o carro parado.

O interior, assinado pela Pininfarina, chamava atenção pela faixa colorida no painel, pintada na mesma cor da carroceria, reforçando o caráter esportivo e exclusivo. Já o desenho externo foi criado no Centro Stile Fiat, por Chris Bangle com colaboração de Peter Fassbender, hoje vice-presidente de Design da Stellantis para a América do Sul.

Segundo Fassbender, a ideia dos faróis em bolha surgiu da busca por uma solução mais acessível aos faróis escamoteáveis, sem comprometer a fluidez das linhas. “O Chris transformava limitações em oportunidades”, relembra. Ele também conta que o detalhe da tampa de combustível foi inspirado em motocicletas: “Fomos juntos até uma oficina, e dali veio o design da charmosa tampa do Coupé”.

Baseado na plataforma do Fiat Tipo, o modelo vendido no Brasil trazia o motor 2.0 16V aspirado, de 137 cv e 18,4 kgfm de torque, o mesmo do Tipo Sedicivalvole. Tinha freios a disco nas quatro rodas e suspensão voltada à esportividade. Até 1997, apenas 1.124 unidades foram importadas ao país.

Para Fassbender, o Coupé foi um marco. “Seu design era tão ousado que ainda hoje impressiona. Em meio a carros de linhas suaves, ele apareceu com personalidade própria. O Chris criou algo para ser inesquecível”.

Agora, prestes a entrar para o clube dos carros com “placa preta”, o Coupé mantém sua aparência moderna e o status de verdadeiro ícone automotivo.


The post Fiat Coupé completa 30 anos appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top