Notícia Frota de ônibus com tecnologia menos poluente chega ao Brasil

O transporte público urbano no Brasil tem passado por um processo de mudança importante. Uma nova leva de ônibus mais modernos e menos poluentes tem chegado às ruas, como parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Recentemente, 157 novos ônibus foram entregues a cinco estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Amazonas. O investimento total para essa etapa do projeto foi de aproximadamente R$ 148 milhões, com recursos do FGTS destinados à renovação das frotas do setor privado.

VEJA TAMBÉM:

Novos ônibus tem tecnologia Euro 6


Os novos veículos ainda funcionam a partir do diesel, mas são equipados com a tecnologia Euro 6. Essa é uma norma europeia de controle de emissões que visa ter um impacto positivo na qualidade do ar das cidades.

A tecnologia funciona como um sistema de pós-tratamento de gases, capaz de reduzir em 85% a emissão de poluentes como os óxidos de nitrogênio.

Isso significa que os veículos emitem uma quantidade relativamente menor de substâncias nocivas à saúde, melhorando a qualidade de vida da população local. A distribuição dos novos veículos foi bem estratégica, visando atender áreas com alta demanda de transporte:

  • São Paulo (52 ônibus): Capital, Guarulhos e Arujá.
  • Rio de Janeiro (10 ônibus): Capital e Niterói.
  • Minas Gerais (32 ônibus): Santa Luzia e Ibirité.
  • Paraná (46 ônibus): Curitiba, Almirante Tamandaré, Bocaiuva do Sul, Colombo, Rio Branco do Sul e Itaperuçu.
  • Amazonas (10 ônibus): Manaus.

A chegada dessa nova frota de ônibus é parte do Novo PAC que destinou R$ 8,4 bilhões para a mobilidade urbana. Enquanto a eletrificação da frota nacional ainda é um desafio, tecnologias como a Euro 6 são um passo mais imediato e seguro.

Continue lendo...
 
Top