Notícia Gabriel Bortoleto exalta importância de Fernando Alonso em seu início na F1

Uma das boas surpresas da temporada 2025 de Fórmula 1, Gabriel Bortoleto vem tendo um papel de destaque em seu ano de estreia com a Stake Sauber. Vindo de um oitavo lugar no Grande Prêmio da Itália, o brasileiro contabiliza 18 pontos até o momento.

+ Quem será o segundo piloto da Alpine? Briatore posterga prazo para anúncio
+ F1: Audi anuncia parceria com a Adidas para entrada na modalidade

Ciente do seu bom momento, o piloto paulista, no entanto, fez questão de exaltar a figura do experiente bicampeão Fernando Alonso em sua trajetória. Além de competir nas pistas com a Aston Martin, o espanhol, que tem uma empresa criada para a mentoria de jovens talentos – A14 Management –, gere grande parte a carreira do novato.

“Eu não estaria na F1 sem a influência do Fernando [Alonso]. Tento aprender com ele, embora às vezes não tenha certeza do porquê ele faz o que faz. É divertido, mas é difícil. É um profissional muito aberto sobre algumas coisas…mas outras, talvez, quando se aposentar, ele me diga”, contou Bortoleto ao podcast “Beyond the Grid”.

alonso-e-bortoleto.jpg

Fernando Alonso e Gabriel Bortoleto – Foto: Reprodução/X

A gratidão externada por Bortoleto não se restringe somente aos conselhos de pista, mas também ao cuidado com a manutenção de sua carreira.

“Foi ele quem me ajudou a conseguir meu contrato na Fórmula 3 com uma equipe muito boa e me ensinou muito na temporada de estreia. Fernando me ensinou muito na Fórmula 2 também. Não tenho certeza se teria vencido na F2 e na F3 se ele não fosse meu empresário”, continuou Gabriel.

Único representante do Brasil no atual grid da F1, o piloto nacional fez ainda uma relação sobre o seu início e o estágio atual. Para 2026, Bortoleto enfrentará um novo desafio com a entrada da Audi no comando da Sauber – a mudança coincide com o começo da aplicações do novo regulamento da modalidade aprovado pela FIA (Feração Internacional do Automobilismo).

“Meu processo de aprendizado sempre foi o mesmo e está em constante ascensão. No começo foi mais difícil porque você tem muitas coisas para aprender, mas quando estabiliza, é só fazer ajustes no carro. No final das contas, você internaliza muitas coisas”, desabafou o rookie brasileiro.

O sentimento é recíproco entre os atletas. Logo após o sexto lugar de Bortoleto no GP da Hungria, Alonso teceu diversos elogios ao feito e cutucou a mídia internacional.

“Ele é o melhor piloto desta geração. Se ele fosse inglês ou algo assim e terminasse em 6º em uma Sauber, estaria em todas as manchetes amanhã. O que ele faz é excepcional”, declarou o titular da Aston Martin

O post Gabriel Bortoleto exalta importância de Fernando Alonso em seu início na F1 apareceu primeiro em Motor Show.

Continue lendo...