Notícia GWM Haval H9 estreia por R$ 309 mil para encarar SW4

A GWM iniciou a pré-venda do novo Haval H9, seu SUV de grande porte com sete lugares que aposta na combinação de luxo e robustez.

O modelo estreia por R$ 309.000, em preço promocional válido até 20 de setembro, quando sobe para R$ 319.000. Em sua única versão, o H9 compartilha a mecânica da picape Poer P30, com motor 2.4 turbodiesel.

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Ambos estão sendo produzidos em Iracemápolis (SP) e terão as primeiras unidades nacionais entregues ainda nesse ano. Inicialmente, o SUV será vendido somente nas cores preto, prata ou cinza.

De olho no SW4

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O porte é avantajado, com quase 5m de comprimento
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O visual quadradão é bem diferente dos rivais

Focando clientes de Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Jeep Commander a diesel, o Haval H9 aposta em porte avantajado (quase 5 metros de comprimento), preço competitivo para seus equipamentos e um pacote técnico típico de off-road raiz.

Além arquitetura de chassi sob carroceria, há motor 2.4 turbo a diesel, que entrega 184 cv e 49,0 kgfm e rende 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro. Ele vem acoplado ao câmbio automático de nove marchas e à tração 4×4 sob demanda, com opção de reduzida.

Por conta desse detalhe, o torque máximo já é entregue por completo a apenas 1.500 rpm. Combinado às nove marchas da transmissão automática, isso promete arrancadas vigorosas e trocas de marcha bem suaves. O AutoPapo, entretanto, conduziu o modelo apenas fora de estrada.

Chassi, suspensão e recursos off-road

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O motor turbodiesel tem 184 cv e 49 kgfm
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O câmbio é automático de 9 marchas, feito pela própria GWM
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A tração é 4x4 com reduzida

Como convém a um legítimo 4×4, o Haval H9 adota construção sobre chassi tipo escada (carroceria sobre longarinas). A suspensão dianteira é independente do tipo duplo A, enquanto o eixo traseiro é rígido com cinco braços (five-link). Trata-se de um arranjo clássico em utilitários robustos, priorizando grande curso de suspensão e durabilidade para encarar terrenos difíceis.

A GWM também equipou o H9 com proteções metálicas inferiores (‘peito de aço’) para resguardar componentes vitais como cárter do motor, transmissão e tanque de combustível. São recursos notavelmente destacados para concorrer com a Toyota no quesito de robustez de seus SUVs grandes.

Há até o curioso recurso chamado de Tank Turn, que faz o SUV girar quase sobre o próprio eixo para facilitar manobras em espaços apertados na trilha.

Dimensões e espaço interno

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O pacote de equipamentos inclui sistema de som com 640 w de potência
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Com todos os bancos no lugar o espaço para bagagens é de 88 litros, com a terceira fileira rebatida cresce para 600 litros
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O fudão, como sempre, é mais recomendado para crianças

Com 4,95 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,93 m de altura e 2,85 m de entre-eixos, o Haval H9 supera os principais concorrentes diretos em tamanho. As dimensões generosas, consequentemente, se refletem em ótima oferta de espaço interno.

Cinco adultos viajam com bastante conforto e ainda sobram cerca de 600 litros de capacidade no porta-malas. Se for preciso usar os sete lugares, ainda resta um compartimento de 88 litros para pequenas bagagens atrás da terceira fileira. Por outro lado, rebatendo-se a segunda e a terceira fileiras de bancos, o espaço de carga salta para 1.598 litros, suficiente para levar objetos volumosos.

Cabine e equipamentos

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O retângulo na traseira parece um estepe, mas é esse porta-objetos
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O teto solar panorâmico é exclusividade dentre os SUVs com chassi
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Os vidros possuem tratamento antirruído

Por dentro, o novo SUV da GWM aposta alto no conforto e na tecnologia: os bancos dianteiros têm aquecimento, ventilação e até função massagem. O volante também é aquecido, e o ar-condicionado é digital de três zonas, com saídas de ar no teto para atender melhor quem vai na segunda e terceira filas.

Em termos de tecnologia, o painel de instrumentos é totalmente digital (tela de 10,25”) e acompanha uma central multimídia touchscreen de 14,6” com resolução Full HD. O sistema de som premium de 640 W garante entretenimento a bordo, e há ainda carregador de celular por indução de 50 W para recarga rápida de smartphones compatíveis.

Pensando na conveniência, o H9 oferece tomadas de 220 V no interior e até estribos laterais elétricos retráteis, que deslizam para fora ao abrir das portas para facilitar o acesso à cabine elevada.

Curiosamente, o volume que parece um estepe externo na tampa do porta-malas é na verdade um compartimento porta-objetos extra; o pneu sobressalente real fica guardado sob o assoalho do veículo.

O nível de equipamentos de série agrada e coloca o Haval H9 no patamar de SUVs de luxo no quesito comodidade. Mesmo sendo um utilitário de construção robusta, o interior é bem isolado de ruídos e vibrações do caminho.

Mérito, nesse caso, a medidas sobressalentes de proteção, como para-brisa acústico e isolamento extra em frestas.

Segurança e ADAS

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A GWM equipou o SUV com pacote ADAS nível 2

O Haval H9 traz pacote de condução semiautônoma Nível 2+, incluindo controle de cruzeiro adaptativo com função anda-e-para (útil em congestionamentos), assistente de permanência e centralização em faixa, e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas.

Para manobras, há alerta de tráfego cruzado traseiro que pode frear sozinho em caso de risco de colisão ao sair de ré. Os faróis são full-LED matriciais, adaptando o facho de luz de acordo com a situação e contando com luzes direcionais para melhorar a visibilidade em curvas à noite.

Outro destaque é o sistema de freio com controle integrado (IBC), que dispensa o servo-freio a vácuo tradicional em favor de um acionamento eletrônico mais preciso e rápido.

Pós-venda e garantia

GWM Haval H9 2026 grafite zenith frente parado

O pós-venda é uma área que a marca valoriza muito

Sem o trunfo de um sistema híbrido para atrair atenção, a GWM aposta na qualidade construtiva e em um pós-venda diferenciado para cativar os compradores do Haval H9.

Nesse sentido, a marca lista algumas mordomias para os clientes, como assistência 24 horas e carro-cortesia (veículo reserva) durante manutenções, sinalizando preocupação em oferecer tranquilidade e suporte no uso diário.

O Haval H9 faz parte do plano industrial da GWM no Brasil, que inclui a fábrica de Iracemápolis (SP). As primeiras unidades do SUV chegam importadas da China, mas a partir do último trimestre de 2025 terão início as entregas de unidades montadas em solo brasileiro.

A produção nacional será em regime parte-por-parte: os veículos chegam com as chapas da carroceria estampadas de origem asiática, enquanto as etapas de solda, pintura e montagem final são realizadas na planta do interior paulista.

A nova fábrica da GWM tem capacidade para 50 mil carros/ano e também será responsável pela montagem dos modelos Haval H6 (híbrido HEV/PHEV) e da picape Poer P30.

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