Notícia Hyundai Creta Ultimate 2025: teste do SUV compacto que poderia ser médio

Motor 1.6 TGDi e acabamento interno são grandes atrativos da versão topo de linha




No mercado brasileiro desde 2017, o Hyundai Creta está na sua terceira reestilização e tem ganhos expressivos na versão Ultimate, topo de linha. Com uma proposta de modelo médio ainda que seja compacto, o Creta tem espaço e porta-malas bom, boa oferta de itens de série mas preço elevado de R$ 196,9 mil.

A Revista Carro teve a oportunidade de analisar o SUV com motor Gamma 1.6 Turbo GDi e câmbio automatizado de dupla embreagem, o mesmo conjunto propulsor utilizado no Hyundai Tucson com 177 cv. Porém, no Creta Ultimate a potência é de 193 cv e 27 kgfm de torque.




O motor em conjunto com o sistema de suspensão, trouxe o desempenho esperado para a versão Ultimate. A ideia de substituir o motor 2.0 aspirado, utilizado na linha anterior, por um conjunto turboalimentado é uma escolha que segue a tendência de outros rivais. A Hyundai fez essa escolha também por emissões mas isso não tira em nada o brilho do motor.

Assim como no Hyundai Tucson, o Creta Ultimate têm 3 modos de condução. O modo ECO vai priorizar o consumo de combustível e é mais indicado para uso na cidade. O segundo modo é o Normal e vai equilibrar o consumo com a entrega de potência. Já o modo Sport foca na entrega de torque e potência ao SUV.








Exterior


No visual, a segunda geração do Hyundai Creta dividiu opiniões entre os consumidores, assim como a nova versão. Mas, o fato é que o novo desenho da grade frontal com acabamento em black piano e, a nova assinatura dos faróis em Full LED, dão um ar mais moderno ao SUV.

Na lateral se destacam o acabamento em preto brilhante dos retrovisores, maçanetas de porta na mesma cor do veículo e as rodas de liga leve de 18 polegadas diamantadas.




Já na traseira do SUV, as lanternas seguem o design dos faróis dianteiros. O spoiler traseiro com acabamento em preto brilhante parece ser uma extensão do teto, já que ambos tem a mesma cor, e se completa capacidade do porta-malas de 422 litros

Interior


O interior do Hyundai Creta Ultimate traz acabamento em duas tonalidades de cinza com alguns detalhes em preto brilhante. Os bancos são em couro sintético e para o motorista, há sistema de ventilação com três níveis.





Além das cores claras darem a sensação de um interior maior do que já é, o painel de instrumentos e a central multimídia blueNav, ambas de 10,25 polegadas, compõe o painel panorâmico. No quesito de conectividade, a única ressalva é que a conexão aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay não são sem fio, necessitando o uso de cabo USB tipo A.



Completam o conforto o sistema de ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial e partida por botão, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold.



Pacote ADAS


Já na assistência a condução, o Hyundai Creta Ultimate traz o sistema SmartSense com frenagem autônoma (FCA), Assistente de permanência em faixa (LKA), assistente de centralização em faixa (LFA), câmera para monitoramento de ponto cego, controle de velocidade adaptativo, alerta de saída segura (SEW), assistente de tráfego cruzado traseiro (RCAA), farol alto adaptativo (HBA) e câmera 360°.



Aqui vai um ponto muito positivo para o SUV, pois, ao utilizar o controle de velocidade adaptativo em conjunto com os sistemas LKA e LFA, o Creta Ultimate parece ter um “sistema semiautônomo” de condução. As acelerações, frenagens, retomadas e até as curvas são feitas de maneira que dá impressão do veículo “dirigir para você”.

Mas, vale lembrar que são sistemas para auxiliar o condutor, o que se faz necessário manter a atenção no trânsito e ao veículo. O próprio sistema do veículo emite avisos no painel de instrumentos para que o condutor mantenha as mão sempre no volante.






Consumo


Em nossos testes o Hyundai Creta fez 13,3 km/l em uso urbano. Já no trecho rodoviário, conseguimos alcançar 18 km/l com o SUV. Porém, ao exigir um pouco mais do motor e realizar mais ultrapassagens, essa média cai para 13,5 km/l.



Considerações


O Hyundai Creta Ultimate tem desempenho muito bom, principalmente pela motorização em conjunto com a suspensão, mesmo em vias desniveladas, o SUV conseguiu manter um bom nível de conforto aos passageiros, além do bom acabamento interno e externo.

Os sistemas de auxílio ao condutor funcionaram bem, o que agrega pontos positivos ao SUV. Entre os concorrentes, o Hyundai Creta Ultimate tem um pacote completo, mas vai do bolso do consumidor se o investimento de R$196.990 está dentro de sua realidade.


The post appeared first on .

 
Top