Com mais de US$ 7 bilhões acumulados em bilheteria e status de oitava franquia mais lucrativa da história, Velozes e Furiosos é um estudo de caso sobre a indústria do entretenimento. Essa trajetória improvável, que transformou um filme sobre roubo de cargas em uma saga de escala global, é o tema central de “Welcome to the Family”, novo livro do crítico de cinema Barry Hertz.
A obra se propõe a explicar a “história explosiva” por trás da série, dissecando como a Universal Pictures transformou um drama urbano de orçamento modesto em seu maior ativo financeiro. Hertz explora o abismo criativo que separa o início da franquia — quando criminosos utilizavam Honda Civic para saquear caminhões de eletrônicos — dos exageros atuais, simbolizados por um Pontiac Fiero enviado ao espaço e um Dodge Charger escapando de uma represa em chamas.
VEJA TAMBÉM:
O livro resgata a gênese jornalística da saga. Tudo começou com Kenneth Li, repórter do New York Daily News que, aos 24 anos, investigou o submundo das corridas de rua. Sua apuração resultou na reportagem “Racer X”, publicada na revista Vibe, cujos direitos foram adquiridos pelo estúdio para moldar o roteiro do primeiro longa, de 2001.
Diferente de biografias chapa-branca, a obra não contou com apoio oficial da Universal. Para contornar a falta de acesso institucional, Hertz realizou mais de 170 entrevistas com elenco, equipe técnica e ex-executivos. O autor descreve o processo de apuração como “intenso”, reunindo relatos de fontes próximas ao diretor Justin Lin e veteranos como Rob Cohen e David Ayer, fundamentais na construção da identidade visual da série.
O resultado é um compilado que mistura análise de mercado e curiosidades de set. Entre as revelações, destaca-se a exigência estética de Dwayne “The Rock” Johnson, que demandava que seu personagem, Hobbs, tivesse os braços sempre reluzentes de óleo em cena. O livro também traz um ranking crítico da franquia, do melhor ao pior filme, segundo a análise do autor:
“Welcome to the Family” já está à venda no mercado internacional, com preços variando entre US$ 15 e US$ 30 (cerca de R$ 90 a R$ 180 na conversão direta), dependendo do formato.
Continue lendo...
A obra se propõe a explicar a “história explosiva” por trás da série, dissecando como a Universal Pictures transformou um drama urbano de orçamento modesto em seu maior ativo financeiro. Hertz explora o abismo criativo que separa o início da franquia — quando criminosos utilizavam Honda Civic para saquear caminhões de eletrônicos — dos exageros atuais, simbolizados por um Pontiac Fiero enviado ao espaço e um Dodge Charger escapando de uma represa em chamas.
VEJA TAMBÉM:
- Item mais radioativo de carros elétricos não é motor, mas acessório inusitado
- IPVA RJ 2026: calendário de pagamento, valores e descontos
- Meio século de Série 3: como o sedã da BMW se tornou o carro de luxo mais vendido do país
O livro resgata a gênese jornalística da saga. Tudo começou com Kenneth Li, repórter do New York Daily News que, aos 24 anos, investigou o submundo das corridas de rua. Sua apuração resultou na reportagem “Racer X”, publicada na revista Vibe, cujos direitos foram adquiridos pelo estúdio para moldar o roteiro do primeiro longa, de 2001.
Diferente de biografias chapa-branca, a obra não contou com apoio oficial da Universal. Para contornar a falta de acesso institucional, Hertz realizou mais de 170 entrevistas com elenco, equipe técnica e ex-executivos. O autor descreve o processo de apuração como “intenso”, reunindo relatos de fontes próximas ao diretor Justin Lin e veteranos como Rob Cohen e David Ayer, fundamentais na construção da identidade visual da série.
O resultado é um compilado que mistura análise de mercado e curiosidades de set. Entre as revelações, destaca-se a exigência estética de Dwayne “The Rock” Johnson, que demandava que seu personagem, Hobbs, tivesse os braços sempre reluzentes de óleo em cena. O livro também traz um ranking crítico da franquia, do melhor ao pior filme, segundo a análise do autor:
- Velozes e Furiosos 5: Operação Rio
- Velozes e Furiosos (2001)
- Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio
- Velozes e Furiosos 7
- Velozes e Furiosos 6
- Velozes e Furiosos 9
- Velozes e Furiosos 10
- + Velozes + Furiosos
- Velozes e Furiosos 4
- Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw
- Velozes e Furiosos 10 (Parte 2/X)
“Welcome to the Family” já está à venda no mercado internacional, com preços variando entre US$ 15 e US$ 30 (cerca de R$ 90 a R$ 180 na conversão direta), dependendo do formato.
Continue lendo...