Marca relembra a trajetória do sedã e seu antecessor, o Stellar
A Hyundai celebra quatro décadas de história do Sonata, um dos modelos mais icônicos de sua linha global. Para comemorar, a marca criou um espaço de exposição em Seul, na Coréia do Sul, expondo o modelo Stellar de 1988 e um Sonata de oitava geração.
O Stellar 88 é um modelo restaurado do sedã lançado originalmente em 1983, que teve o projeto de carroceria assinado por Giorgetto Giugiaro, com foco na eficiência aerodinâmica e no design. O sedã foi o precursor do Sonata, que foi apresentado pela primeira vez em 1985 como uma versão mais luxuosa do primeiro.
O Sonata inaugurou diversas tecnologias nos veículos produzidos no mercado sul-coreano, como motor de 2.0 litros, o maior deslocamento disponível no país na época, além de itens inéditos como bancos elétricos, retrovisores com ajuste elétrico e controle de cruzeiro.
Ao longo de oito gerações, o Sonata teve grande importância para a Hyundai. A segunda geração marcou a entrada definitiva da empresa nos Estados Unidos, a terceira incorporou o sistema de suspensão traseira multilink e a sétima geração estreou como o primeiro híbrido plug-in fabricado na Coreia do Sul. Até agosto de 2025, o sedã havia tido mais de 10 milhões de unidades vendidas mundialmente.
No Brasil, o Hyundai Sonata foi comercializado entre os anos de 2010 e 2014, sempre com motor 2.4 de 182 cv de potência e 23,3 kgfm de torque, além de câmbio automático de seis marchas. O modelo era posicionado acima do Elantra e abaixo do Azera, sendo descontinuado devido ao baixo número de vendas ocasionado pela própria concorrência interna.
The post Longe do Brasil, Hyundai comemora 40 anos do Sonata appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...