Notícia Lubrificação da corrente da moto: sabe quando fazer?

A maioria das motocicletas utiliza em sua transmissão o tradicional sistema de correntes. Este que é formado pelo conjunto coroa, pinhão e claro, corrente, é um dos responsáveis por fazer com que o modelo ande, mas para isso é necessário que tudo esteja bem com ele. Limpar, ajustar e lubrificar é fundamental. E estas manutenções têm prazos a serem respeitados.

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kit relação corrente de moto (4)

Quando limpar, ajustar e lubrificar a corrente da moto?


A inspeção da corrente da moto deve ser sempre feita pelo condutor, já que avarias inesperadas podem aparecer no conjunto. Porém o “dia de faxina” do kit acontece em média toda semana, ou quando o modelo é exposto à água.

Em matéria, a especialista em lubrificantes Motul afirma que limpeza e lubrificação da corrente da moto devem ser realizados semanalmente ou a cada 500 km, o que acontecer primeiro.

Entretanto, algumas condições adversas podem reduzir este intervalo. no caso de pilotagem em locais empossados ou dias de chuva, ao menos a lubrificação do kit deve acontecer imediatamente para a próxima corrida – a limpeza pré-lubrificação também é indicada nestes casos, sempre que possível.

Para os que rodam em terrenos empoeirados ou terrosos, fugir da limpeza pré-lubrificação não é uma opção. As partículas de grãos em grande quantidade são altamente degradantes aos elos e retentores da corrente e por isso o kit precisa de limpeza o quanto antes. Para quem abusa desse tipo de condução a manutenção é diária.

kit relação corrente de moto (1)

Como limpar e lubrificar?


De maneira geral, basta utilizar uma escova e um desengraxante apropriado para realizar a limpeza da corrente da moto. Existem escovas especiais, porém uma escova de dentes também serve. Aí é só girar a roda da moto e escovar o produto pelos elos. Importante realizar o serviço com a moto desligada para evitar acidentes.

  • Atenção para não utilizar produtos que sejam muito agressivos como querosene, gasolina ou diesel. Principalmente em correntes com retentores estes agentes químicos podem degradar o item.

Para lubrificar, basta utilizar um lubrificante adequado, evitando graxas e óleos genéricos. Apenas os óleos tipo SAE 80 ou 90 costumam ser indicados por algumas fabricantes.

E sobre o aperto da corrente?

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Com o uso, é comum que a corrente apresente folgas e aí o aperto é necessário. Com as ferramentas adequadas, o condutor deve afrouxar a porca do eixo traseiro da moto; girar os parafusos dos esticadores de corrente em ambos os lados da balança traseira, mantendo a roda alinhada e esticando a corrente; manter as marcações da tensão da corrente iguais em ambos os lados, e por fim apertar novamente a porca do eixo.

  • A corrente da moto deve ter uma folga padrão que é especificada pelo manual de cada modelo.

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