Notícia Massa estuda entrar na justiça por resultado da temporada 2008 da F1

Passados 15 anos de uma das decisões mais emocionantes de um campeonato de Fórmula 1, a temporada de 2008 volta a virar pauta na maior categoria do esporte a motor. Bernie Ecclestone, chefe da categoria na época, disse que soube do escândalo do crashgate em Singapura na época, mas preferiu esconder o caso para não manchar a imagem do esporte.

Ao saber da declaração de Bernie, Felipe Massa confirmou que estuda processar a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e F1.

Para os que não se lembram, o GP de Singapura daquele ano foi manipulado pela Renault, que ordenou que Nelsinho Piquet batesse no muro para favorecer a estratégia de corrida de Fernando Alonso, e, com isso, o espanhol sair com a vitória.

VEJA TAMBÉM:

O acidente mudou completamente o rumo da corrida e impactou Massa de forma negativa, que com a ida aos boxes, acabou resultando naquela memorável cena da Ferrari liberando o carro com a mangueira de abastecimento.

Massa era líder do GP de Singapura quando foi aos boxes, e, com a trapalhada da Ferrari, acabou terminando a corrida fora dos pontos. Lewis Hamilton, rival pelo título na época, terminou na terceira posição e levou seis pontos para a casa. No Gp do Brasil, palco da decisão, Hamilton levou a melhor por apenas um ponto.

Queríamos proteger o esporte de um escândalo gigante. É por isso que eu usei da lábia para persuadir meu ex-piloto Nelson Piquet para manter a situação calma naquele momento”.

“Naquela época, havia uma regra de que a classificação do mundial era intocável após a Cerimônia de Gala da FIA. Então Hamilton recebeu o troféu e tudo estava bem. Tínhamos informações suficientes para investigar o caso. Segundo o estatuto, deveríamos ter cancelado o GP de Singapura pelas condições”, disse Ecclestone ao site F1 insider.

Massa pede justiça pelo título de 2008​

Ao portal Grande Prêmio, Felipe se mostrou decepcionado com o antigo chefe da F1, e disse que vai buscar por justiça pelo que aconteceu.

Uma situação inaceitável, que me deixou triste ao tomar conhecimento que o chefão da Fórmula 1 e o chefão da FIA souberam em 2008 e se calaram. Isso é muito grave e inadmissível para o esporte.

O Bernie nunca tinha se posicionado como se posicionou recentemente, dizendo que sempre soube o que aconteceu e que eu sou, na opinião dele, o campeão de 2008. Eu consultei, na época, os advogados da Ferrari, fomos atrás também de outros advogados e a resposta foi que nada poderia ser feito. Eu, logicamente, acreditei nessa situação.

Ao motorsport.com Felipe falou que não quer indenização financeira, e afirmou que o título em 2008 poderia ter mudado a história do automobilismo brasileiro.

Não me interessa o lado financeiro nessa história e, sim, a justiça esportiva. Se as duas pessoas mais poderosas (da categoria), o chefão da Fórmula 1 e o chefão da FIA, sabiam em 2008 e se calaram, isso é muito grave e inadmissível para o esporte. A corrida de Singapura afetou diretamente todo o automobilismo brasileiro.

Como um título mundial poderia ter alavancado o automobilismo brasileiro nos últimos 15 anos? Nunca mais teremos essa resposta. Vejo com tristeza por ser algo injusto e, repito, inadmissível para o esporte. No momento, estou estudando o que pode ser feito a partir das recentes declarações do Bernie.

O post Massa estuda entrar na justiça por resultado da temporada 2008 da F1 apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...