Após 20 anos de mercado e mais de 100 mil unidades vendidas, o Axor foi descontinuado em 2022 devido aos altos investimentos exigidos pela transição do Proconve P7 para o P8 (Euro 5 para Euro 6). Agora, com visual repaginado, novo trem de força e chassi reforçado, o Axor 2025 retorna como uma solução eficiente para operações pesadas.
VEJA TAMBÉM:
Novo parachoque tripartito vem do pesado Arocs e os paralamas laterais foram inspirados no Antos
O Axor 2025 vem equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, oferecendo duas faixas de potência: 380 cv e 450 cv. O modelo inclui:
Motor, agora, tem 13 litros, com mais torque e melhor economia de combustível
Embora mantenha a base da geração anterior, o Axor 2025 oferece melhorias importantes:
Novo volante passa a ter comandos integrados
Com túnel de 200 mm, o modelo ganha a possibilidade de geladeira abaixo da cama como opcional
Com túnel de 200 mm, o modelo ganha a possibilidade de geladeira abaixo da cama como opcional
Duas novidades importantes no interior no Axor 2025 em relação ao seu antecessor foram a mudança do seletor de marchas, que antes era instalado no apoio de braço do lado direito e passou a integrar a coluna de direção junto ao comando do freio-auxiliar.
Com o túnel do motor com 200 mm, a Mercedes-Benz, passa a ofrecer como opcional a geladeira, item indispensável no dia-a-dia na estrada. Curiosamente, a marca alemã foi a primeira montadora a oferecer tal opcional em um caminhão na primeira geração do Axor na edição limitada Black Edition.
A ausência do Axor desde 2022 representou a perda de um caminhão robusto e versátil. Apesar de não contar com a sofisticação do Actros, o Axor sempre teve boa aceitação, especialmente em operações severas. Seu retorno em 2025 atende à demanda por modelos simples, confiáveis e acessíveis — o chamado “pau para toda obra”.
Modelos como o VW Constellation 20.480 e o Volvo VM 320 (agora com motor DK08) mostram que há espaço no mercado para caminhões com esse perfil. O Axor 2025 chega para recuperar essa fatia com força total.
Mercedes-Benz Axor 2038 4×2
Mercedes-Benz Axor 2545 6×2
O Axor 2025 representa não apenas uma evolução técnica e visual, mas também uma retomada estratégica da Mercedes-Benz, alinhando força, tecnologia e eficiência para atender às exigências do transporte moderno.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Clássico americano, Kenworth W900L dá adeus após 63 anos em produção
- Carretas são vendidas sem pneus, mesmo proibido pelo Contran
- Você já viu estes 5 caminhões raros no Brasil?
Novidades visuais do Axor 2025
- Grade frontal inspirada no Actros
- Para-choque e faróis herdados do Arocs, disponíveis com lâmpadas halógenas ou LED
- Novos paralamas laterais na cor da cabine, com design mais fluido
- Identidade visual alinhada à nova família de caminhões da Mercedes-Benz (exceto o Accelo)

Novo parachoque tripartito vem do pesado Arocs e os paralamas laterais foram inspirados no Antos
Trem de força e chassi atualizado
O Axor 2025 vem equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, oferecendo duas faixas de potência: 380 cv e 450 cv. O modelo inclui:
- Freio-motor Top Brake e opção de freio Retarder
- Transmissão automatizada PowerShift Advanced 3 com 12 velocidades
- Chassi reforçado, semelhante ao do Actros
- Capacidade Máxima de Tração (CMT) de até 62 toneladas nas versões 4×2 e 6×2, chegando a 68 t com eixos de redução nos cubos
- Suspensão metálica nas duas configurações, com suspensor no último eixo da versão 6×2

Motor, agora, tem 13 litros, com mais torque e melhor economia de combustível
Interior com melhorias pontuais
Embora mantenha a base da geração anterior, o Axor 2025 oferece melhorias importantes:
- Volante multifuncional com comandos integrados
- Painel de instrumentos digital com tela de 12,7 cm
- Sistema de chave inteligente com botão de partida
- Novo seletor de marchas na coluna de direção
- Opcional de geladeira sob a cama, viabilizado pelo túnel de motor de 200 mm — solução pioneira na primeira geração Axor Black Edition
- Bancos com cintos integrados e assento de passageiro tipo cinema
- Cabines com suspensão pneumática disponíveis em versões de teto alto e teto baixo

Novo volante passa a ter comandos integrados

Com túnel de 200 mm, o modelo ganha a possibilidade de geladeira abaixo da cama como opcional

Com túnel de 200 mm, o modelo ganha a possibilidade de geladeira abaixo da cama como opcional
Duas novidades importantes no interior no Axor 2025 em relação ao seu antecessor foram a mudança do seletor de marchas, que antes era instalado no apoio de braço do lado direito e passou a integrar a coluna de direção junto ao comando do freio-auxiliar.
Com o túnel do motor com 200 mm, a Mercedes-Benz, passa a ofrecer como opcional a geladeira, item indispensável no dia-a-dia na estrada. Curiosamente, a marca alemã foi a primeira montadora a oferecer tal opcional em um caminhão na primeira geração do Axor na edição limitada Black Edition.
Versões e preços do Axor 2025
Versão | Potência | Preço promocional |
---|---|---|
Mercedes-Benz Axor 2038 4×2 | 381 cv | R$ 698 mil |
Mercedes-Benz Axor 2545 6×2 | 449 cv | R$ 738 mil |
Avaliação de mercado
A ausência do Axor desde 2022 representou a perda de um caminhão robusto e versátil. Apesar de não contar com a sofisticação do Actros, o Axor sempre teve boa aceitação, especialmente em operações severas. Seu retorno em 2025 atende à demanda por modelos simples, confiáveis e acessíveis — o chamado “pau para toda obra”.
Modelos como o VW Constellation 20.480 e o Volvo VM 320 (agora com motor DK08) mostram que há espaço no mercado para caminhões com esse perfil. O Axor 2025 chega para recuperar essa fatia com força total.
Ficha técnica
Mercedes-Benz Axor 2038 4×2
- Motor: OM 460 LA (Euro 6) — 6 cilindros em linha
- Potência: 381 cv @ 1.600 RPM
- Torque: 1.900 Nm @ 1.100 RPM
- Transmissão: G 340 PowerShift 3 Advanced — 12 velocidades
- Embreagem: Monodisco, 430 mm
Mercedes-Benz Axor 2545 6×2
- Motor: OM 460 LA (Euro 6) — 6 cilindros em linha
- Potência: 449 cv @ 1.600 RPM
- Torque: 2.200 Nm @ 1.100 RPM
- Transmissão: G 291 PowerShift 3 Advanced — 12 velocidades
- Embreagem: Monodisco, 430 mm
O Axor 2025 representa não apenas uma evolução técnica e visual, mas também uma retomada estratégica da Mercedes-Benz, alinhando força, tecnologia e eficiência para atender às exigências do transporte moderno.
Continue lendo...