Notícia Mesmo motor e chassi! Himalayan 450 ou Guerrilla 450?

A Royal Enfield Guerrilla 450 teve o início de suas vendas anunciado há pouco, ainda em setembro de 2025. O modelo chegou com grandes expectativas, afinal tem mesmo motor e chassi que sua irmã de fabricante Himalayan. Mesmo com estas semelhanças, quem pilota uma e outra tem diferentes percepções e sabe que são motos para funções completamente diferentes.

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A Guerrilla é uma moto e estrada, uma roadster (Foto: Royal Enfield | Divulgação)
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Já a Himalayan é uma trail (Foto: Royal Enfield | Divulgação)

Mesmo que as Royal Enfield Himalayan 450 e Guerrilla 450 tenham a mesma base estrutural e o propulsor monocilíndrico de 452 cm³, 40 cv e 4 kgfm, a pilotagem causa sensações distintas.

A principal dissociação começa na parte visível – já que o desenho roadster da Guerrilha é outro em comparação a trilheira Himalayan – e se estende até as dimensões.

A Royal Enfield Guerrilla 450 é menor que a Hmilayam em todos os aspectos. Comprimento, altura, largura, peso, capacidade de carga e até tanque de combustível são mais singelos que sua irmã maior.

Essa diferença possibilita uma condução muito mais ágil e leve, principalmente pela altura da moto e do banco que ficam realmente bem próximas ao chão para a categoria.

EspecificaçãoHimalayanGuerrilla
Entre eixos1510 mm1440 mm
Altura mínima do solo230 mm169 mm
Comprimento total2245 mm2145 mm
Largura total852 mm833 mm
Altura total1316 mm1125 mm
Altura do assento805 mm – 245 mm780 mm
Peso a seco181 kg173 kg
Peso em ordem de marcha196 kg184 kg
Carga útil198 kg191 kg
Capacidade do tanque17 litros11 litros

Detalhe importante no peso dos modelos: são ao menos 10 kg de diferença que aumentam quando as motos estão 100% abastecidas.

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As suspensões, freios e rodas seguem a mesma lógica. Por ser menor e ter proposta voltada para asfalto, a Guerrilla tem também as suspensões mais curtas. Infelizmente a Royal Endfield não teve a mesma generosidade em deixar o garfo invertido na variante (como é lá Himalayan) e apostou em um conjunto convencional para esta.

Nas rodas, a grande diferença está na dianteira, que assim como a traseira tem raio de 17 polegadas. A trilheira tem a frontal com 21, obviamente para rodar melhor no fora de estrada.

As diferenças ficam de lado no quesito tecnologia e conectividade. As irmãs Royal Enfield Himalayan 450 e Guerrilla 450 se encontram. Além de serem full LED, elas são as únicas da indiana que contam com o novo painel TFT de 4 polegadas e conectividade com smartphone.

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Himalayan 450 ou Guerrilla 450?


No fim das contas é aquela resposta que nosso querido publisher Boris Feldman adora: Depende!

Os modelos compartilham a mesma base e se diferenciam praticamente na proposta. Quem quer um modelo com desempenho bem voltado para a cidade, trânsito urbano e até arriscar uma viagem de fim de semana pode ir feliz na Guerrilla.

O piloto que prefere uma moto mais multifuncional, que encare estrada, mas também o off-road terá de optar pela Himalayan. A única ressalva está nos preços, já que a trilheira é um pouquinho mais salgada que a roadster.

A Royal Enfield Guerrilla 450 varia entre R$ 28.990 e R$ 29.490 e a Himalayan vai de R$ 29.990 até R$ 31.990.

Ficha técnica

MotorHimalayanGuerrilla
TipoRefrigeração líquida, um cilindro, DOHC, 4 válvulasRefrigeração líquida, um cilindro, DOHC, 4 válvulas
Diâmetro x curso (mm)84 mm x 81.5 mm84 mm x 81.5 mm
Deslocamento452 cc452 cc
Taxa de compressão11.5:111.5:1
Potência máxima40 cv @ 8000 rpm40 cv @ 8000 rpm
Torque máximo4 kgf.m @ 5500 rpm4 kgf.m @ 5500 rpm
RPM em marcha lenta13001300
Sistema de partidaElétricaElétrica
LubrificaçãoCárter semi-secoCárter semi-seco
Óleo do motor10W40 API SN, JASO MA2, semissintético10W40 API SN, JASO MA2, semissintético
EmbreagemMultidisco banhada a óleoMultidisco banhada a óleo
Caixa de câmbio6 marchas6 marchas
AlimentaçãoInjeção eletrônica de combustívelInjeção eletrônica de combustível
Corpo do acelerador42 mm, acelerador eletrônico42 mm, acelerador eletrônico
ChassiHimalayanGuerrilla
MaterialAço, quadro tubular de espinha duplaAço, quadro tubular de espinha dupla
Suspensão dianteiraGarfo invertido de 43 mm de diâmetro e 200 mm de cursoGarfo simples de 43 mm e 140 mm de curso
Suspensão traseiramono-shock de 200 mm de cursomono-shock de 150 mm de curso
Pneus e FreiosHimalayanGuerrilla
Pneus dianteiros90/90-21"120/70 R17
Pneus traseiros140/80 R17160/60 R17
Freios dianteirosDisco hidráulico, ventilado, de 320 mm com pinça de dois pistõesFreio a disco hidráulico, discos ventilados de 310 mm, pinça de pistão duplo
Freios traseirosDisco hidráulico, ventilado, de 270 mm com pinça de pistão simplesFreio a disco hidráulico, discos ventilados de 270 mm, pinça de pistão simples
ABSDois canais, desligávelABS duplo canal

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