Notícia Peugeot com sistema híbrido do Pulse e Fastback é flagrado em Minas Gerais

Modelo também terá sistema híbrido leve com bateria de 12V e motor T200 1.0 turbo de 130 cv


Peugeot2-1280x720.jpg


Fotos: Placa Verde/Reprodução

O Peugeot 208 deve ser o próximo modelo do grupo da Stellantis a receber o sistema híbrido leve com bateria de 12V e motor T200 1.0 turbo de até 130 cv, uma vez que o modelo já foi flagrado rodando sem disfarces em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Vale lembrar que essa tecnologia foi lançada no Fiat Pulse e Fastback no ano passado. Inclusive, já passou por atualização.

Nas imagens divulgadas pela página do Instagram Placa Verde é possível ver o Peugeot 208 sem disfarces e com a logo da versão eletrificada. Ademais, o hatch não deve sobre mudanças visuais e, também, de equipamentos, adotando os itens da versão GT T200.

Peugeot-1280x720.jpg


Como funciona o sistema híbrido leve da Stellantis

Peugeot3-1280x720.jpg


O sistema híbrido leve da Stellantis, que equipa o Pulse e Fastback, utiliza um sistema híbrido leve de 12 volts acoplado ao motor T200 1.0 turbo de três cilindros e 12 válvulas. O sistema substitui o alternador e o motor de partida por uma máquina elétrica ligada ao virabrequim por correia. Com isso, essa tecnologia opera para dar a partida no veículo e para acionar o sistema start-stop, que nunca desliga. É nesse ponto que o motorista precisa se adaptar, uma vez que, no para e anda do trânsito das grandes cidades, o start-stop pode se tornar chato. No entanto, é graças a ele que as emissões de gases nocivos são reduzidas e o consumo do veículo é menor.

Além disso, debaixo do banco do motorista, há uma bateria de 12 volts de lítio, que trabalha em conjunto com a bateria de chumbo de 12 volts localizada no cofre do motor. Se quiser entender mais sobre o sistema, a Revista O Mecânico fez um Raio X técnico com um especialista do SENAI para explicar as condições de reparabilidade e o funcionamento dessa tecnologia.

Recentemente, a Fiat começou a disponibilizar uma atualização para o sistema híbrido leve 12V dos modelos Pulse e Fastback Hybrid. A nova calibração da central eletrônica busca ajustar os parâmetros de controle das baterias de lítio (posicionada embaixo do banco do motorista) e a de chumbo, com o objetivo de melhorar o funcionamento do sistema E-Assist, que atua no auxílio elétrico à propulsão dos veículos.

Segundo alguns proprietários, o E-Assist deixava de funcionar em determinadas condições de uso, especialmente quando o veículo permanecia parado por mais de um dia ou era utilizado apenas em trajetos curtos. Nesses casos, o nível de carga das baterias não era suficiente para acionar o sistema híbrido, o que também impacta o funcionamento do start-stop. A Fiat afirma que a nova programação reduz essas ocorrências, permitindo maior frequência de atuação do E-Assist. A Fiat afirma que a atualização já pode ser realizada em qualquer concessionária da marca, sem necessidade de agendamento prévio, e que o procedimento não leva mais do que 15 minutos para ser feito. Cerca de 15.000 veículos da linha híbrida foram vendidos desde o lançamento e a Fiat afirma ter recebido cerca de 130 reclamações de clientes.

The post Peugeot com sistema híbrido do Pulse e Fastback é flagrado em Minas Gerais appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top