Modelo tem autonomia de até 180 km e deve medir 3,4 metros de comprimento
Fotos: CarNewsChina/Reprodução
A BYD apresentará oficialmente seu primeiro K-Car elétrico, o Racco, durante o Salão de Tóquio 2025, que abre em 29 de outubro. Voltado exclusivamente para o mercado japonês, o modelo deverá ter reservas abertas no verão de 2026 e marcará a estreia da montadora chinesa no segmento dos mini-veículos elétricos do país. Por lá, o compacto deve ser vendido por 2,6 milhões de íenes, cerca de R$ 97 mil, que é R$ 77 mil mais barato do que o Dolphin Mini vendido por R$ 119.990 no mercado nacional.
O BYD Racco terá design compacto e carroceria de linhas retas, seguindo o padrão dos kei cars japoneses. A dianteira contará com grade fechada, luzes diurnas em LED de dois níveis e função integrada de setas. O modelo também trará estrutura de duplo pilar A, pequenas janelas triangulares frontais e teto flutuante.
O Racco terá quatro portas, com portas traseiras deslizantes cujos trilhos ficam posicionados acima dos arcos das rodas. O vidro traseiro será escurecido, e a parte posterior incluirá lanternas verticais, limpador e placa centralizada.
Embora as medidas oficiais ainda não tenham sido divulgadas, os kei cars japoneses são limitados a 3,4 metros de comprimento, 1,48 metro de largura e 2 metros de altura. A motorização será totalmente elétrica, com bateria de 20 kWh e autonomia estimada em 180 km pelo ciclo WLTC. O veículo terá ar-condicionado com bomba de calor e carregamento rápido DC de até 100 kW. A marca não divulgou a motorização do compacto.
O preço inicial previsto é de 2,6 milhões de ienes, cerca de R$ 97 mil na conversão direta. O modelo competirá com os principais elétricos compactos japoneses, como o Honda N-Box, o Suzuki Spacia e o Nissan Sakura. Este último parte de 2,54 milhões de ienes , aproximadamente R$ 95 mil, e também utiliza uma bateria de 20 kWh.
Além disso, a BYD iniciou suas vendas de carros de passeio no Japão em 2023, com os modelos Dolphin, Seal e Yuan Plus (Atto 3), além do Sealion 7, lançado em abril de 2025. A empresa pretende expandir sua rede de concessionárias para 100 pontos até o fim de 2025.
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