Notícia Salão de Xangai prova que xing-ling é passado

O Salão do Automóvel de Xangai 2025 abriu suas portas no gigantesco complexo de exposições National Exhibition and Convention Center, com nada menos que 16 pavilhões e área total que corresponde a 50 campos de futebol. Com centenas de estandes e com expectativa de mais de 1 milhão de visitantes, a mostra é apenas mais uma das feiras automotivas chinesas.

A grande parte das marcas expostas são desconhecidas do público brasileiro. Mas engana-se quem acha que o carro chinês de hoje é igual ao automóvel que desembarcou no Brasil em meados dos anos 2000.

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O nível de qualidade e acabamento impressiona. O design também chama atenção e faz com que modelos tradicionais europeus, norte-americanos e japoneses pareçam defasados.

E nessa Babel gigantesca em forma de flor encontramos carros que são de interesse do consumidor brasileiro. Confira!

Leapmotor B10 e B01

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O B01 é um sedã (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
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O B10 foi confirmado para ser o segundo lançamento da marca no Brasil (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

O segundo produto da marca da Stellantis confirmado para o Brasil foi uma das atrações do Salão de Xangai. Com porte semelhante ao do Compass, o B10 é equipado com motor traseiro de 218 cv.

Outra novidade da marca é o B01, sedã com estilo cupê que foi a principal atração do estande. O modelo pode ser uma opção para o mercado brasileiro, uma vez que a Leapmotor confirmou quatro modelos até 2027.

Deste total, três são SUVs e um tinha a silhueta do sedã. Conta a favor do B01 o fato de ele utilizar a mesma base e conjunto motriz do B10.

GWM Poer diesel

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O mercado de picapes é bem tradicionalista e a GWM quer chegar dançando conforme a música (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

A principal novidade da GWM para o Brasil é a versão turbodiesel da picape Poer. A caminhonete média estreia ainda este ano no Brasil e é um dos produtos que serão fabricados em Iracemápolis (SP).

A Poer diesel será equipada com motor 2.4 desenvolvido pela própria GWM. Ela ainda terá opção híbrida plug-in, combinando motor a gasolina com unidade elétrica.

GWM Wey 07

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O nome da divisão de luxo é uma homenagem ao fundador da GWM (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Depois da Haval, Tank e ratificar a chegada da Poer, a GWM também confirmou a chegada da divisão Wey. O SUV 07 será o modelo de estreia, com lançamento programado para agosto.

Sofisticado e futurista, o modelo conta com conjunto eletrificado e acabamento impecável. Destaque para a central multimídia com duas telas imensas, em que uma é dedicada para o passageiro.

Geome (Geely)

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O Geome é um hatch elétrico aos moldes do BYD Dolphin (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
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Sua autonomia de 400 km no ciclo chinês é a mesma do Dolphin (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

A Geely ocupou praticamente metade de um dos pavilhões do Salão de Xangai. Além de modelos já apresentados para o Brasil, como E5, a marca também levou sua divisão de compactos Geome.

O Geome Starwish é um compacto que poderá vir em breve para o Brasil. Ele irá concorrer com BYD Dolphin e GWM Ora 03.

Changan Hunter (Fiat Tiatano)

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Modelo chinês antecipa como poderá ser a Ram 1200 argentina (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

A mãe da Fiat Titano, a Changan Hunter, acaba de ser atualizada para o mercado chinês. A picape recebeu cara nova, mas a principal novidade ficou por conta do interior.

Por dentro, a picape recebeu acabamento sofisticado, com direito a quatro de instrumentos flutuantes e integrado à central multimídia. Segundo Portal Autos Segredos, o interior deverá ser replicado na futura Ram 1200, que será fabricada em Córdoba (Argentina) junto com a Titano e Peugeot Landtrek.

Chevrolet Captiva

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Na China ele se chama Starlight S, aqui será Captiva EV (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
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É um SUV médio 100% elétrico, mas existe versões híbridas (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
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O modelo já desembarcou no Brasil, com cara diferente para ficar alinhado com a gama da Chevrolet (Foto: Chevrolet | Divulgação)

A nova geração do Chevrolet Captiva (100% elétrica) já foi anunciada pela filial brasileira. Mas o carro em si ainda não foi apresentado. No Salão de Xangai a Wuling apresentou o Starlight (ou Star Light), que nada mais é que a versão chinesa do SUV da GM.

O visual em nada remete à Captiva, mas o modelo chegará para ampliar a gama elétrica da Chevrolet, que já conta com Equinox EV e Blazer EV. O modelo deverá se posicionar na base família de SUVs elétricos.

Chery Tiggo 9

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A linha de sucesso da Caoa Chery será complementada por esse SUV topo de linha (Foto: Chery | Divulgaçãoa)
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O interior lembra o dos carros da Mercedes-Benz (Foto: Chery | Divulgaçãoa)

Outro modelo que ganhou destaque na mostra chinesa foi o Tiggo 9. O SUV já foi confirmado pela Caoa Chery e chegará em breve ao Brasil. Cotado para ser o topo de linha da marca, o SUV impressiona pelo porte e qualidade do acabamento.

BYD Dolphin

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Agora todo Dolphin terá a carroceria maior e mais segura do Dolphin Plus, desenvolvido para a Europa (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
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As mudanças visuais foram discretas (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

O BYD Dolphin estava num cantinho sem prestígio no estande da marca chinesa, ofuscado por modelos maiores e mais modernos. No entanto, trazia uma novidade que impactará no Brasil.

O modelo passou por um facelift e ganhou novos faróis, lanternas e para-choques. O interior também trouxe atualizações no painel. Assim, fica o alerta: quem for comprar um Dolphin (dos que estão estocados nos portos brasileiros) deve pedir um desconto, pois comprará um carro velho.


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