Notícia Seria esse o começo da crise da BYD?

A China financiou e incentivou sua indústria automobilística nas últimas duas décadas, o que resultou em um crescimento rápido e inegável. Essa estratégia permitiu que montadoras como a BYD se tornassem líderes globais, especialmente no setor de veículos eletrificados.

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No entanto, o modelo de incentivo estatal começou a apresentar um desequilíbrio. A produção superou a demanda, o que resultou em um excesso de oferta, queda nos lucros e uma intensa guerra de preços.

A situação atual da BYD no mercado chinês


A montadora chinesa registrou uma queda nos lucros pela primeira vez em três anos. Essa retração nas vendas, que já dura há três meses, mostra que a dificuldade pode ser estrutural.

Com uma meta de vender 5,5 milhões de unidades na China em 2025, as projeções atuais mostram que a BYD deve ficar mais de 1 milhão de unidades abaixo da meta. O grande desafio que a empresa está enfrentando é a falta de compradores internos, mesmo com uma redução nos preços. O excesso de oferta forçou uma guerra de preços entre as montadoras locais, que agora competem com descontos para tentar aliviar seus estoques.

O problema da alta nos estoques afeta também veículos movidos a combustão, que acabam encontrando novos mercados no exterior. Países como Rússia, Ásia Central e Oriente Médio recebem esse “dumping automotivo”, com milhares de unidades vendidas a preços abaixo de seu valor real. Essa prática pressiona os concorrentes em diversas regiões e gera incertezas nos mercados, principalmente na Europa e nos EUA, que já veem os carros chineses como uma ameaça.

Riscos financeiros e possíveis impactos


Como se a queda das vendas já não fosse preocupante o suficiente, as montadoras chinesas ainda apresentam preocupações com a saúde financeira de sua cadeia de fornecedores. Recentemente, algumas empresas assinaram um compromisso formal de manter os pagamentos em dia, o que pode indicar que um risco de calote começou a circular no setor.

Essa crise enfrentada pela BYD é um reflexo de um crescimento baseado em subsídios e produção acelerada. A curto prazo, gera lucro e crescimento, mas com o passar do tempo começa a apresentar incertezas econômicas.

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