
Texto: Marcos Camargo Jr.
A Stellantis confirmou que o Polo Automotivo de Córdoba, na Argentina, será responsável pela produção da nova Ram Dakota, consolidando o complexo como um dos principais centros de fabricação de picapes da região. A picape foi mostrada durante o lançamento industrial hoje em Córdoba.
O investimento previsto para ampliar a produção de picapes nessa unidade é de R$ 2 bilhões, com a geração de 1.800 empregos diretos. A iniciativa também inclui o desenvolvimento de um novo motor Multijet 2.2 turbodiesel de fabricação local, que equipará a futura linha de picapes.
Produção local e competitividade regional
De acordo com Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, o lançamento reforça o papel estratégico da Argentina no plano de crescimento regional do grupo.
“O lançamento da Ram Dakota é um exemplo concreto de como a integração local impulsiona a competitividade regional. Este projeto representa um verdadeiro motor de desenvolvimento, pois fortalece estrategicamente nossa rede de fornecedores, impulsiona a geração de empregos qualificados e nos permite fabricar veículos com padrões globais”, afirmou Zola.
A nova picape será o segundo modelo da família de picapes médias da Stellantis, juntando-se à Fiat Titano, também produzida na região. A empresa destaca que a operação em Córdoba combina alta integração local e eficiência produtiva, com foco em atender tanto o mercado interno quanto o de exportação.

Expansão industrial e confiança no país
Para Martín Zuppi, presidente da Stellantis Argentina, a produção da Dakota representa um passo decisivo na retomada da capacidade industrial e na valorização dos fornecedores nacionais.
“Acreditamos em uma Argentina que olhe de frente para o mundo, que exporte valor agregado, conhecimento e talento argentino. Com este projeto, estamos resgatando o melhor da nossa tradição industrial: fornecedores que voltam a produzir, empregos de qualidade, oportunidades que transformam a vida das pessoas, de suas famílias e de toda a sociedade. A nova picape Dakota chega com 100% do DNA da marca Ram — design robusto, interior que vai surpreender, tecnologia de ponta e características únicas no segmento”, destacou.
O lançamento da Dakota para o mercado brasileiro deve ficar para o início de 2026 enquanto no país vizinho ela chegará alguns meses antes disso.
The post Stellantis confirma produção da nova Ram Dakota na Argentina appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...