A linha esportiva da Mini, a John Cooper Works (JCW), conta com seis opções no mercado brasileiro: são quatro a combustão e duas elétricas, que envolvem os modelos Cooper, Aceman e Countryman. Mas, sem dúvida, o mais divertido é o Mini Cooper conversível a combustão. O pequeno notável é o menor da linha, mas com a direção mais acertada, coração à combustão e o visual apimentado da versão esportiva.
Sob o capô está o motor turbo 2.0 a gasolina de quatro cilindros, que rende 231 cv de potência com 380 Nm de torque máximo – são 27 cv e 80 Nm a mais comparado com a opção cabrio padrão, de 204 cv e 300 Nm. O conjunto está associado à transmissão automática de dupla embreagem. Apesar da baixa cavalaria para um modelo “esportivo”, ele fez bonito na pista.
O carro é esperto e tem boas retomadas. Segundo a marca, ele atinge os 100 km/h em 6,4 segundos e tem velocidade máxima de 245 km/h. É possível notar a traseira nas curvas, mas a sensação de “kart”, com a direção na mão e “grudada ao chão” a todo momento deixa o motorista bem tranquilo. Essa sensação é uma das almas do Mini Cooper Cabrio JCW e que passa bem longe do Contryman JCW, um SUV.
Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
O sistema de freios, que adere a pinças vermelhas e com logotipo JCW, garantem boas frenagens. As rodas são aro 17 e tem um design exclusivo.
Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
+ Teste rápido: novo BMW M235 é um ‘mini canhão’ e porta de entrada dos esportivos premium
+ 5ª geração do Mini Cooper S desembarca com novo visual e 204 cv; confira preços e versões
Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Por falar no visual, o logotipo John Cooper Works está presente por todo o carro, como na grade octagonal em preto brilhante. Há entradas de ar adicionais com refletores verticais em vermelho.
Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Os faróis redondos em LED contam com luzes diurnas horizontais específicas da linha esportiva. O capô também tem seu charme e possui duas faixas em cores contrastantes com a carroceria.
Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Atrás estão presentes um difusor em vermelho e a saída de escapamento centralizada. A capota flexível pode ser acionada em velocidades de até 30 km/h e abre e fecha completamente em 18 segundos.
Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Ao entrar no Mini Cooper JCW é possível notar os detalhes da configuração em preto e vermelho, também presentes nas costuras.
O volante esportivo tem aletas para troca de marchas e boa pegada. Apesar de não ter quadro de instrumentos, a velocidade é vista pelo head-up display acima do volante ou pelo multimídia com tela circular em OLED de 240 mm de diâmetro.
Além do vento na cara, o som assinado pela Harman Kardon com 12 alto-falantes e 365 watts de potência também transmitem ótima sensação ao motorista.
Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
A lista de sistemas para o condutor engloba: assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, visualização 360º no entorno do carro, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), assistente de reversão e câmera de visão traseira.
Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
A carroceria “Cabrio” é comercializada em 12 opções de cores, sendo duas para a capota (preta e com a bandeira da Grã-Bretanha). O revestimento do interior conta com opção única.
O preço de tudo isso? R$ 355.990, R$ 30 mil a mais que a opção Mini Cooper JCW convencional. Sem dúvida, essa é a configuração mais divertida da Mini e passa longe do Aceman, um elétrico para a cidade, e do Countryman, um SUV que mais parece um BMW.
Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
PreviousNext
O post Teste rápido: Mini Cooper JCW conversível é o mais divertido da linha apareceu primeiro em Motor Show.
Continue lendo...

Motorização cumpre seu papel
Sob o capô está o motor turbo 2.0 a gasolina de quatro cilindros, que rende 231 cv de potência com 380 Nm de torque máximo – são 27 cv e 80 Nm a mais comparado com a opção cabrio padrão, de 204 cv e 300 Nm. O conjunto está associado à transmissão automática de dupla embreagem. Apesar da baixa cavalaria para um modelo “esportivo”, ele fez bonito na pista.
O carro é esperto e tem boas retomadas. Segundo a marca, ele atinge os 100 km/h em 6,4 segundos e tem velocidade máxima de 245 km/h. É possível notar a traseira nas curvas, mas a sensação de “kart”, com a direção na mão e “grudada ao chão” a todo momento deixa o motorista bem tranquilo. Essa sensação é uma das almas do Mini Cooper Cabrio JCW e que passa bem longe do Contryman JCW, um SUV.

Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
O sistema de freios, que adere a pinças vermelhas e com logotipo JCW, garantem boas frenagens. As rodas são aro 17 e tem um design exclusivo.

Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
+ Teste rápido: novo BMW M235 é um ‘mini canhão’ e porta de entrada dos esportivos premium
+ 5ª geração do Mini Cooper S desembarca com novo visual e 204 cv; confira preços e versões

Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Visual
Por falar no visual, o logotipo John Cooper Works está presente por todo o carro, como na grade octagonal em preto brilhante. Há entradas de ar adicionais com refletores verticais em vermelho.

Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Os faróis redondos em LED contam com luzes diurnas horizontais específicas da linha esportiva. O capô também tem seu charme e possui duas faixas em cores contrastantes com a carroceria.

Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Atrás estão presentes um difusor em vermelho e a saída de escapamento centralizada. A capota flexível pode ser acionada em velocidades de até 30 km/h e abre e fecha completamente em 18 segundos.

Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Interior com personalidade
Ao entrar no Mini Cooper JCW é possível notar os detalhes da configuração em preto e vermelho, também presentes nas costuras.
O volante esportivo tem aletas para troca de marchas e boa pegada. Apesar de não ter quadro de instrumentos, a velocidade é vista pelo head-up display acima do volante ou pelo multimídia com tela circular em OLED de 240 mm de diâmetro.
Além do vento na cara, o som assinado pela Harman Kardon com 12 alto-falantes e 365 watts de potência também transmitem ótima sensação ao motorista.

Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
Assistência ao condutor
A lista de sistemas para o condutor engloba: assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, visualização 360º no entorno do carro, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), assistente de reversão e câmera de visão traseira.

Mini Cooper JCW Cabrio – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ
A carroceria “Cabrio” é comercializada em 12 opções de cores, sendo duas para a capota (preta e com a bandeira da Grã-Bretanha). O revestimento do interior conta com opção única.
O preço de tudo isso? R$ 355.990, R$ 30 mil a mais que a opção Mini Cooper JCW convencional. Sem dúvida, essa é a configuração mais divertida da Mini e passa longe do Aceman, um elétrico para a cidade, e do Countryman, um SUV que mais parece um BMW.

Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Mini Cooper JCW Cabrio - Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ












PreviousNext
Veja abaixo preços e versões da linha John Cooper Works:
- Mini Cooper JCW E 2025 (elétrico): R$ 330.990
- Mini Cooper JCW 2026 (combustão): R$ 325.990
- Mini Cooper JCW Cabrio 2026 (combustão): R$ 355.990
- Mini Cooper S 5P Top 2026 (combustão): R$ 305.990
- Mini JCW Aceman E 2025 (elétrico): R$ 345.990
- Mini JCW Countryman All4 Exclusive 2026 (combustão): R$ 370.990
O post Teste rápido: Mini Cooper JCW conversível é o mais divertido da linha apareceu primeiro em Motor Show.
Continue lendo...