Yaris vai se transformar em um SUV com motorização eletrificada

A Toyota do Brasil alcançou a marca de 3 milhões de veículos produzidos no Brasil desde 1958, quando iniciou suas atividades com a produção do modelo Bandeirante, primeira operação da montadora fora do Japão. Atualmente, a marca produz o Corolla, Corolla Cross, Yaris sedan e hatch. Inclusive, o Yaris hatch vai crescer e se tornar um SUV com motorização híbrida, após um investimento de R$ 11 bilhões da marca até 2030, sendo que R$ 5 bilhões já foram confirmados até 2026.
“O marco de 3 milhões de veículos produzidos é um reflexo direto da dedicação dos nossos colaboradores, da confiança dos nossos clientes e da parceria dos nossos concessionários e fornecedores. Esta conquista reforça a relevância da operação brasileira e o nosso compromisso contínuo com o país e com o futuro da mobilidade na região”, afirmou Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil. A unidade de número 3.000.000 foi um Corolla Cross XRX híbrido flex, produzido na fábrica de Sorocaba, no interior de São, e destinado ao mercado brasileiro. A operação da Toyota no Brasil também exporta veículos para 23 países.

Em 1998, a fabricante iniciou a produção nacional do Corolla, modelo com maior volume de unidades produzidas localmente, somando 1,5 milhão. Também foram montados no país o Fielder e o Etios.
Yaris Cross
O Toyota Yaris Cross será um SUV híbrido compacto abaixo do Corolla Cross, fabricado em Sorocaba, no interior de São Paulo. Além disso, o modelo terá visual asiático e deve manter o motor 1.5 flex, ajustado para operar no ciclo Atkinson. O modelo deve ser lançado no Brasil ainda neste ano.

Com isso, terá uma ampla frontal grande e em formato trapezoidal, além de faróis angulosos, que conferem um visual esportivo ao crossover. A traseira tem lanternas em formato triangular, com assinatura luminosa em “U”. Por dentro, o modelo contará com uma central multimídia flutuante e um painel de instrumentos digital.
O crossover deve ter 4,30 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,61 metro de altura e 2,62 metros de entre-eixos.

O novo Yaris Cross deve manter o motor 1.5 flex, ajustado para operar no ciclo Atkinson. Atualmente, o motor 1.5 utilizado pelo Yaris entrega até 110 cv e 14,9 kgfm de torque. Em outros países, a versão híbrida do modelo combina um motor 1.5 litro de 91 cv com um motor elétrico de 80 cv, proporcionando mais eficiência energética. Contudo, a Toyota ainda não informou dados mecânicos do novo SUV.
The post Toyota chega a 3 milhões de veículos produzidos no Brasil e prepara novo híbrido appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...