O governo brasileiro, muitas vezes e, infelizmente, fica mais ao lado das fábricas de automóveis – porque elas têm um poderoso lobby para defendê-las – do que do lado, nosso, do consumidor. Porque quem deveria nos defender eram os parlamentares, mas esse nosso Congresso dispensa comentários, não é!?
E eu estou criticando o governo porque deveria ser obrigatório, a partir de janeiro de 2022 (daqui a pouquinho) , em todos os automóveis vendidos no Brasil. Mas aí, com a pandemia, as fábricas argumentaram, e o governo jogou para frente, prorrogou por dois anos esse dispositivo de segurança, que é considerado o mais importante depois dos próprios cintos.
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E eu estou comentando isso pensando, especificamente, nessa paixonite do brasileiro pelos utilitários esportivos. “Agora eu não quero mais saber nem de sedan, nem de hatch, nem de perua, eu quero é SUV.” Só que os SUVs são mais altos, o centro de gravidade deles é mais elevado. A possibilidade de o SUV arrastar pelo asfalto ou capotar é muito maior do que em uma perua, do que um sedan, do que um hatch.
Então, no SUV é muito mais importante ter o Controle Eletrônico de Estabilidade, cuja obrigatoriedade foi adiada de 2022 para 2024. Então eu uma vez alertei: “pessoal, em janeiro de 2022 vocês já podem comprar o SUV sossegado.” Já não pode mais. Por que?
Porque ; só nas versões mais caras, mais luxuosas, mais sofisticadas. E como muita gente só compra SUV, mesmo, para mostrar para o vizinho, porque não precisa de SUV para coisa nenhuma, só por status, então compra o mais barato que tiver.
“Mas estou de SUV”. Sim, proteja pelo menos a sua vida e a dos que estão com você no seu SUV, mas compre um que tenha Controle Eletrônico de Estabilidade.
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E eu estou criticando o governo porque deveria ser obrigatório, a partir de janeiro de 2022 (daqui a pouquinho) , em todos os automóveis vendidos no Brasil. Mas aí, com a pandemia, as fábricas argumentaram, e o governo jogou para frente, prorrogou por dois anos esse dispositivo de segurança, que é considerado o mais importante depois dos próprios cintos.
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Porque ; só nas versões mais caras, mais luxuosas, mais sofisticadas. E como muita gente só compra SUV, mesmo, para mostrar para o vizinho, porque não precisa de SUV para coisa nenhuma, só por status, então compra o mais barato que tiver.
“Mas estou de SUV”. Sim, proteja pelo menos a sua vida e a dos que estão com você no seu SUV, mas compre um que tenha Controle Eletrônico de Estabilidade.
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