Notícia Zeekr tem vendas fracas no Brasil e, na China, solução são os híbridos

A marca chinesa Zeekr não consegue deslanchar no mercado brasileiro. Apesar de ter iniciado suas vendas no ano passado, o volume de carros comercializado neste primeiro semestre de 2025 foi pífio: apenas 261 unidades, menos de 50 mensalmente.

Para quem anunciava concorrer na faixa premium contra Porsche, Mercedes, BMW e Audi, ela ainda tem muito chão pela frente. Sua gama tem apenas dois modelos, a perua (shooting brake) 001 e o SUV X, dois modelos sofisticados, com muito desempenho e um acabamento superior.

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Know-how é que não falta ao fabricante dos carros da Zeekr, a poderosa Geely, dona da Volvo, Lotus e outras. Ela, aliás, já errou a mão no passado ao tentar desembarcar no Brasil quando ainda tinha produtos simplórios. Por mais competente que fosse, sua importadora (Grupo Gandini) não teve condições na época de emplacar a marca.

Hoje, a dificuldade que enfrenta é outra: mesmo com muita qualidade, é difícil tentar se impor diante de modelos premium tradicionais como os germânicos e já está em busca de novas soluções. A primeira, confirmada, é ampliar a linha, trazendo mais um modelo, o SUV 7X e talvez o sedã 009.

Fotos do Zeekr 001 Flagship, atual topo de linha da marca:

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(Fotos: Zeekr | Divulgação)
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Sobram automóveis, faltam concessionárias


A importadora da Zeekr no Brasil é o Grupo Carrera, de São Paulo, que representa outras marcas e nomeou várias concessionárias da chinesa em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Curitiba e Vitória. Ou seja, para suas pretensões de participação mesmo no mercado premium, tem um número muito limitado de concessionários em apenas sete cidades da região Sudeste.

A importadora pretende consolidar a empresa importando veículos híbridos, pois a gama atual da Zeekr se concentra em carros elétricos. E o mercado brasileiro tem maior tendência pelos híbridos. Neste caso, a solução seria uma outra marca também da Geely na China, que só produz SUVs híbridos, a Lynk&Co, Segundo informações da Auto Esporte, já está definido que os dois primeiros modelos da subsidiária serão o 02 e o 08 .

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Lynk&Co 08: primeiro modelo da marca no Brasil (Foto: Lynk&Co | Divulgação)

Zeekr com problema na China


Entretanto, a própria Zeekr enfrenta na China o mesmo problema em seus mercados, mais voltados para carros híbridos que para os elétricos. E já anunciou uma guinada de 180 graus em suas linhas: deixa de ser uma fábrica de carros elétricos e foca seus próximos lançamentos apenas em híbridos plug-in.

O primeiro, já apresentado, é o SUV 9X, seguido de outros modelos com a mesma configuração mecânica. Também na China a procura por carros híbridos vem aumentando sensivelmente e, com esta virada de chave da Zeekr, apenas duas fábricas se mantiveram produzindo exclusivamente carros elétricos, a Nio e a Tesla.

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